• Publicado em: Blog

Muitos não imaginam, mas os casos de comprometimento da visão aumentam bastante durante os festejos juninos, geralmente causados por queimadura e irritação. Os pacientes, que em sua maioria são crianças, acabam seduzidos com a variedade de materiais explosivos e não se previnem contra acidentes.


Ardência, desconforto, lacrimejamento e irritação nos olhos são sinais de agressão à visão, causada muitas vezes por contato com a fumaça proveniente das fogueiras ou explosivos, como fogos de artifício. Suas cinzas e brasas também ocasionam queimaduras que podem até levar uma diminuição importante da visão.

A precaução é o ato mais importante que podemos ter neste período de festas juninas. Aqui vão algumas dicas:
- No momento da escolha e compra dos fogos devem ser observadas a sua procedência e as orientações fornecidas pelo fabricante;
- Utilize óculos de proteção sempre que possível;
- Não fique muito próximo às fogueiras nem as sopre-as;
- Não coloque bombas sob latas outros objetos que possam ser arremessados com a pressão da explosão.

Divirta-se muito e aproveite uma das festas mais importantes e populares do Brasil com precaução. Caso você precise de atendimento oftalmológico, conte com o CBV Hospital de Olhos todos os dias, inclusive nos finais de semana. Temos plantão 24 horas e estamos prontos para te receber.