A Anestesiologia é a especialidade médica que proporciona ausência ou alívio da dor e outras sensações ao paciente que necessita realizar procedimentos médicos.

O objetvo desta subespecialidade é tratar os males que acometem o cristalino, que é a lente natural existente no globo ocular, entre esses males estão a sua opacidade e insuficiência.

A especialidade de Córnea envolve doenças da córnea, das glândulas palpebrais, da conjuntiva, da episclera e da esclera.

A especialidade de Glaucoma estuda as doenças oculares em que o nervo óptico é danificado em um padrão característico podendo levar à cegueira se não tratado.

A especialidade de Lentes de Contato visa avaliar as vantagens e desvantagens de se recomendar o uso de Lentes de Contato a um paciente.

A Oftalmologia Geral é uma das especialidades da Medicina que investiga e trata as doenças relacionadas com a visão e com os olhos e seus anexos.

A Oftalmopediatria visa cuidar de pacientes em idade infantil para realização de um primeiro exame oftalmológico, muitas vezes solicitado pelo pediatra, e também cuida de crianças com desvios oculares denominados estrabismos.

A especialidade de Plástica Ocular visa cuidar de traumas que exijam reconstruções palpebrais, assim como situações degenerativas como a retirada de excessos de pele que interfiram na adequada movimentação palpebral.

A especialidade de Refrativa visa corrigir variações refracionais, tais como miopia, astigmatismo e hipermetropia.

A especialidade de Retina e Vítreo visa cuidar das doenças que afetam a parede posterior dos olhos, assim como o gel/líquido que preenche a maior parte dos olhos.

A especialidade de Uveíte visa cuidar das inflamações do tecido uveal, isto é, íris, corpo ciliar e coróide. 

A especialidade de Visão Subnormal visa cuidar de pacientes com uma resolução de imagem muito baixa mesmo com a utilização dos melhores óculos.