Com a idade, o vítreo (gel que preenche o interior do olho) começa a diminuir em volume e se tornar mais liquefeito. Quando isso ocorre na região macular, pode haver contração do tecido retiniano mais superficial com consequente formação de uma Membrana Epirretiniana.

Sintomas de Membrana Epirretiniana

O paciente pode perceber diminuição da visão central ou distorções das imagens, principalmente nos estágios mais avançados da doença. A grade de Amsler é usada para monitoramento dos sintomas visuais nos pacientes com membrana epirretiniana inicial, ainda sem indicação cirúrgica.

Tratamento da Membrana Epirretiniana

O único tratamento da Membrana Epirretiniana é a cirurgia, usando-se técnicas de vitrectomia e remoção da Membrana enrugada na região Macular, restabelecendo-se parcial ou totalmente a visão do paciente e diminuindo de forma importante os sintomas como as distorções das imagens.

A cirurgia é realizada com aplicação de anestesia local e sedação em ambientes adequadamente compostos por equipamentos sofisticados. Hoje, utilizam-se técnicas de cirurgia com incisões de pequeno calibre de última geração (23G), sem necessidade de confecção de pontos no intra-operatório e com tempo de recuperação menor no pós-operatório. A operação é feita através de 3 micro incisões que permitem a utilização de minúsculos instrumentos com sondas, iluminação, pontas de laser e pinças.

membrana epirretiniana 300x248Membrana epirretiniana

Cuidados Pós-Cirúrgicos da Membrana Epirretiniana

Terminado o procedimento cirúrgico, o paciente retorna para a recuperação pós-operatório, com um curativo sobre o olho operado e, recebe alta no mesmo dia.

Na maioria das vezes durante a cirurgia é gás de dentro do olho pois este é absorvido espontaneamente pelo organismo. É comum que o paciente perceba piora da visão enquanto houver gás dentro do olho. O uso da medicação prescrita deve ser mantido de acordo com as indicações médicas. Recomendações referentes a posições, atividades físicas, restrições, possíveis anormalidades e consultas de retorno serão fornecidas pela equipe do CBV que estará à disposição no pós-operatório.