Os especialistas em reabilitação visual podem ajudá-lo a administrar sua vida: em casa, no trabalho, na comunidade e em todas as etapas da vida. Pergunte a seu médico sobre reabilitação visual e como estes serviços especializados podem melhorar sua qualidade de vida.

O que é Retinose Pigmentar?

Retinose Pigmentar é um conjunto de disfunções visuais hereditárias que causam uma decomposição na camada pigmentar da retina e fotorreceptores – a camada fina de tecido atrás dos olhos que nos permite enxergar.

Como a Retinose Pigmentar afeta a visão?

A camada pigmentar da retina juntamente com os fotorreceptores se deterioram, levando a uma perda severa da visão lateral (periférica), que também é conhecida como “visão de túnel”. A visão noturna é afetada também. Embora a visão central possa permanecer clara, o campo da visão é reduzido e a pessoa pode não se atentar a objetos móveis (como pedestres  e carros) até que seja tarde demais para reagir a eles.

Na Retinose Pigmentar, a área de leitura é reduzida embora a escrita possa ser clara.

Pessoas com esta condição também experimentam uma diminuição na resposta à ampliação, cegueira noturna, uma crescente necessidade de luz e dificuldade com transições da luz para o escuro.

O que pode ser feito na reabilitação da Retinose Pigmentar?

A reabilitação pode ajudar você a adquirir as habilidades e a confiança necessárias para administrar sua vida em relação à perda de visão. Uma equipe de profissionais fornecerá informações como:

  • Aconselhamento para ajudá-lo a lidar com sua perda de visão e os seus sentimentos;
  • Equipá-lo com técnicas para locomover-se com segurança e movimentar-se pela sua cada, escritório ou escola;
  • Ajudá-lo a aprender a usar aparelhos ópticos ou eletrônicos, sistemas de ampliação, receitados por um oftalmologista para maximizar a visão existente permitindo-lhe a leitura;
  • Introduzir maneiras seguras de realizar tarefas cotidianas em casa, assim como cozinhar, administrar finanças e assuntos pessoais;
  • Ensiná-lo a usar as últimas tecnologias em computadores para acessar a internet e e-mail; e
  • Indicar o uso de filtros ópticos a determinadas frequências luminosas (“cores” de luz).

Viver com confiança. Novas maneiras de aproveitar ao máximo sua vida com Retinose Pigmentar

Os especialistas em reabilitação visual têm um vasto conhecimento e podem ajudá-lo a encontrar soluções para problemas de visão que satisfarão suas necessidades especiais. Adaptações práticas que podem melhorar sua qualidade de vida após a perda de visão por Retinose Pigmentar incluem:

- Melhorar a iluminação (luminárias flexíveis, móveis ou ajustáveis);

- Melhorar a iluminação geral da sua casa, por exemplo, com detectores de movimento que acendam a luz quando você entrar em um ambiente;

- Uma lanterna ultra forte para caminhar em áreas escuras e técnicas visuais para explorar uma área antes de ser adentrada;

- Contraste de cores para auxiliar o reconhecimento, por exemplo, de um prato branco sobre um escuro;

- Uso de utensílios/visores de relógio em cor azul em vez de laranja ou vermelha, as quais podem não serem vistas facilmente;

- Etiquetas com marcas sensíveis ao tato, como pontos em alto-relevo, em teclas, enlatados e outros itens para ajudá-lo a distinguir objetos similares uns dos outros; e

- Técnicas de segurança para minimizar riscos e obstáculos, possibilitando que tarefas de casa sejam realizadas com independência.

Embora estas soluções sejam viáveis, não funcionam da mesma forma para todas as pessoas, e são apenas alguns exemplos de técnicas e adaptações para reabilitação da visão que os profissionais podem ensinar-lhe. Este é o motivo pelo qual você precisa consultar um profissional.

Os especialistas em reabilitação visual podem ajudá-lo a administrar sua vida: em acasa, no trabalho, na comunidade e em todas as etapas da vida. Pergunte ao seu médico sobre a reabilitação visual e como estes serviços especializados podem melhorar sua qualidade de vida.