Sinais de baixa visão

- Dificuldade em reconhecer um rosto familiar;

- Dificuldade de leitura – as letras aparecem quebradas, distorcidas e incompletas; e

- Dificuldade em ver objetos e perigos potenciais, assim como: escadas, calçadas, paredes, superfícies e móveis irregulares.

Baixa Visão = Visão Útil

A boa notícia é que as pessoas com baixa visão geralmente retém visão útil. Um oftalmologista especializado em baixa visão pode avaliar como o paciente enxerga e poderá prescrever aparelhos ópticos para maximizar a visão remanescente.

Essa avaliação da visão funcional é um passo importante para ajudar na melhora da qualidade de vida.

Melhorando a sua visão funcional com a ajuda de aparelhos

Mesmo com óculos regulares ou lentes de contato, uma imagem visual – seja uma frase de um livro ou uma faixa de pedestre em uma rua movimentada – pode parecer distorcida, borrada ou incompleta se você tem baixa visão.

A reabilitação da visão: a chave para a sua segurança e independência

Se a sua visão não puder ser corrigida por intervenções médicas ou cirúrgicas, a reabilitação da mesma pode ajudar. Os serviços e reabilitação visual irão equipá-lo com habilidades estratégicas para que você se mantenha seguro, independente e ativo em qualquer etapa da sua vida.

Serviços de reabilitação visual

Esses serviços são feitos por uma equipe multidisciplinar de especialistas que podem introduzir novos métodos para usar a sua visão remanescente e ajudá-lo a maximizar a função diária e ajustar a perda de visão.

Essa equipe especialmente treinada, inclui: oftalmologistas, assistentes sociais, enfermeiras, terapeutas ocupacionais, terapeutas de perda de visão, conselheiros ocupacionais, especialistas em orientações e mobilidade. O serviço de reabilitação visual pode incluir:

- Exames de baixa visão;

- Receita de aparelhos ópticos de baixa visão, tais quais, óculos ultra-potentes, ampliadores e telescópios e treinamento sobre como usá-los;

- Recomendações para aparelhos adaptáveis que reduzem a claridade, assim como: iluminação especial, material com letras grandes, vídeo ampliadores e tecnologia adaptável de informática;

- Treinamento em habilidades diárias, tais como: técnicas para cozinhar com segurança, técnicas para cuidados pessoais e com a casa, técnicas para controlar as finanças e as medições, assim como treinamento em informática;

- Treinamento em como viajar e usar o transporte público com segurança, assim como evitar quedas e acidentes; e

- Aconselhamento individual, familiar e em grupo.

Os especialistas em reabilitação visual podem ajudar o paciente a administrar sua vida em casa, no trabalho, na comunidade e em todas as etapas da vida. Pergunte ao seu médico sobre a reabilitação visual e como estes serviços especializados podem melhorar sua qualidade de vida.