Acreditação: qualidade e segurança nos serviços de saúde

Qualidade e segurança são requisitos essenciais ao procurar um serviço de saúde para você e sua família. Mas você sabia que esses critérios podem ser avaliados através de um processo chamado acreditação? A acreditação é uma metodologia que avalia e certifica instituições de saúde por meio de padrões e requisitos definidos, promovendo a qualidade e a segurança assistencial.

O CBV é o único hospital de olhos de Brasília acreditado com excelência pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Para isso, atende padrões e requisitos em que o maior beneficiado é, sem dúvida, o paciente, pois recebe um serviço de saúde personalizado para suas necessidades; cuidado seguro e individualizado; ambiente acolhedor, confortável e humanizado; atendimento realizado por profissionais capacitados e tecnologia de ponta disponível para a realização de exames e cirurgias.

O manual de acreditação ONA é reconhecido pela ISQua (Sociedade Internacional pela Qualidade no Cuidado à Saúde, na sigla em inglês), instituição parceira da OMS (Organização Mundial da Saúde) e que tem entre seus membros especialistas e organizações de saúde de mais de 100 países.

As certificações são feitas de forma voluntária e solicitadas pela própria instituição a fim de garantir uma melhoria contínua dos seus processos. Os serviços de saúde aos serem certificados continuam sendo avaliados periodicamente durante todo o período de validade do certificado. O CBV é acreditado ONA Nível III e sempre obtém êxito nas visitas de manutenção e recertificação devido à maturidade organizacional e ao elevado nível de excelência.

As acreditações e certificações garantem ao CBV um diferencial mercadológico enquanto hospital oftalmológico, baseado em qualidade técnica, maturidade clínica, processual e tecnológica, cultura organizacional voltada à segurança assistencial, aprimoramento contínuo com consequente satisfação do cliente, dos profissionais e fornecedores.

Ao ser acreditada, a instituição recebe um selo de qualidade de acordo com o seu nível de excelência:

ONA Nível I: Atende o princípio de segurança em todos os processos organizacionais.

ONA Nível II: Atende os princípios de nível I e dispõe de um sistema de planejamento e organização focado na gestão integrada.

ONA Nível III: Atende os princípios de nível I e II e demonstra uma cultura organizacional de melhoria contínua e maturidade institucional.

Agora que explicamos o que é acreditação e a sua importância num serviço de saúde, você sabe que os processos gerenciais e assistenciais do CBV atendem padrões de qualidade e segurança reconhecidos internacionalmente. Para os nossos pacientes, isso significa mais segurança na realização de exames e cirurgias, além de mais qualidade do atendimento nas consultas.