Artigo: ‘No Brasil, 45 milhões de pessoas têm deficiência visual’

A médica oftalmologista Fabíola Gavioli Marazato escreveu sobre o assunto e contextualizou o cenário brasileiro, confira.

Comemora-se nesta segunda-feira, 13, o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual. A deficiência visual é a perda total ou parcial da visão sem correção óptica. No Brasil, 45 milhões de pessoas têm deficiência visual, sendo seis milhões com deficiência significativa.

Algumas condições visuais podem ser reversíveis, como é o caso da causada pela catarata – que pode ser revertida com cirurgia –, a causada pelos erros de refração, por exemplo a miopia com três graus em que sem óculos a pessoa possui cerca de apenas 10% de visão.

Com o envelhecimento da população brasileira, onde estima-se que em 2060, teremos 25% da população acima de 65 anos, as deficiências visuais também serão mais frequentes. Soma-se a isso o aumento das doenças crônicas como diabetes – causa frequente de cegueira e baixa visão em nosso País –, doenças relacionadas à idade e glaucoma.

 É importante orientar as pessoas sobre as causas da cegueira e baixa visão e proporcionar o acesso a tratamento e prevenção das doenças oculares.

Fonte: GPS Life Time