Check-up oftalmológico pode identificar problemas por todo o corpo

Médica oftalmologista do CBV – Hospital de Olhos reforça a importância de detectar precocemente as doenças oculares para agilizar tratamento

O ano começou e, entre metas e promessas, o cuidado com a saúde com certeza está entre as prioridades de muitos. Bastante gente aproveita o período para fazer um check-up geral, incluindo exames de coração, cabeça e ossos. Mas, é comum deixar de lado a visão.

Você sabe como está a saúde dos seus olhos?

Fazer exames médicos anualmente é essencial para quem quer ter uma vida saudável e duradoura. Afinal, esses procedimentos são capazes de detectar problemas em estágio inicial.

No caso do check-up oftalmológico, os exames podem identificar anormalidades não apenas nos olhos, mas em diversas regiões do corpo. Entre as principais, tumores, diabetes, hipertensão e colesterol alto.

“O check-up deve ser feito em todos os momentos da vida, desde a criança, o adolescente e o jovem adulto até o idoso. Em cada idade, o médico oftalmologista observará os problemas que podem acometer cada período e indicar de quanto em quanto tempo o paciente deve retornar”, esclarece a médica oftalmologista Núbia Vanessa Lima, do CBV – Hospital de Olhos.

“Na maioria das vezes, é medida a pressão ocular, para poder diagnosticar precocemente o glaucoma, principalmente para quem tem casos na família, catarata e doenças retinianas; bem como problemas corneanos”, acrescenta.

“Muitas das vezes essas doenças podem estar ocorrendo e nós não termos nenhum tipo de sintoma. Apenas com o exame feito por um médico oftalmologista, podemos descobri-las e fazer o tratamento corretamente.”

Núbia Vanessa Lima, médica oftalmologista do CBV – Hospital de Olhos

Independente da faixa etária, os cuidados com a saúde dos olhos e o atendimento por um especialista são importantes para garantir a proteção da visão. Por isso, é fundamental que o check-up oftalmológico seja feito periodicamente, pelo menos uma vez ao ano.

 

Dicas para cuidar dos olhos

  • Evitar esfregar a região ocular.
  • Não coçar os olhos, mas lavá-los com água potável.
  • Utilizar soro fisiológico em casos de vermelhidão.
  • Não usar os óculos que pertencem a outra pessoa.

Por fim, visite regularmente um oftalmologista, aplique as dicas e faça o check-up.

Referência no cuidado dos olhos

CBV – Hospital de Olhos, renomado centro de oftalmologia do país, conta com uma equipe altamente especializada e qualificada para o acompanhamento adequado e periódico da saúde ocular. Conta com todos os aparelhos necessários para a realização completa do check-up dos olhos.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support