Check-up oftalmológico pode identificar problemas por todo o corpo

Médica oftalmologista do CBV – Hospital de Olhos reforça a importância de detectar precocemente as doenças oculares para agilizar tratamento

O ano começou e, entre metas e promessas, o cuidado com a saúde com certeza está entre as prioridades de muitos. Bastante gente aproveita o período para fazer um check-up geral, incluindo exames de coração, cabeça e ossos. Mas, é comum deixar de lado a visão.

Você sabe como está a saúde dos seus olhos?

Fazer exames médicos anualmente é essencial para quem quer ter uma vida saudável e duradoura. Afinal, esses procedimentos são capazes de detectar problemas em estágio inicial.

No caso do check-up oftalmológico, os exames podem identificar anormalidades não apenas nos olhos, mas em diversas regiões do corpo. Entre as principais, tumores, diabetes, hipertensão e colesterol alto.

“O check-up deve ser feito em todos os momentos da vida, desde a criança, o adolescente e o jovem adulto até o idoso. Em cada idade, o médico oftalmologista observará os problemas que podem acometer cada período e indicar de quanto em quanto tempo o paciente deve retornar”, esclarece a médica oftalmologista Núbia Vanessa Lima, do CBV – Hospital de Olhos.

“Na maioria das vezes, é medida a pressão ocular, para poder diagnosticar precocemente o glaucoma, principalmente para quem tem casos na família, catarata e doenças retinianas; bem como problemas corneanos”, acrescenta.

“Muitas das vezes essas doenças podem estar ocorrendo e nós não termos nenhum tipo de sintoma. Apenas com o exame feito por um médico oftalmologista, podemos descobri-las e fazer o tratamento corretamente.”

Núbia Vanessa Lima, médica oftalmologista do CBV – Hospital de Olhos

Independente da faixa etária, os cuidados com a saúde dos olhos e o atendimento por um especialista são importantes para garantir a proteção da visão. Por isso, é fundamental que o check-up oftalmológico seja feito periodicamente, pelo menos uma vez ao ano.

 

Dicas para cuidar dos olhos

  • Evitar esfregar a região ocular.
  • Não coçar os olhos, mas lavá-los com água potável.
  • Utilizar soro fisiológico em casos de vermelhidão.
  • Não usar os óculos que pertencem a outra pessoa.

Por fim, visite regularmente um oftalmologista, aplique as dicas e faça o check-up.

Referência no cuidado dos olhos

CBV – Hospital de Olhos, renomado centro de oftalmologia do país, conta com uma equipe altamente especializada e qualificada para o acompanhamento adequado e periódico da saúde ocular. Conta com todos os aparelhos necessários para a realização completa do check-up dos olhos.