Chris Pratt leva picada de abelha nos olhos após ‘cutucar’ uma colmeia

Picadas de abelha podem trazer consequências graves à saúde e até levar à morte. Em caso de ataques, o recomendado é procurar orientação médica imediatamente

Chris Pratt, ator do filme Guardiões das Galáxias, levou uma picada de abelha nos olhos, após tentar manusear uma colmeia. No Instagram, o astro explicou que se inspirou em uma apicultora famosa nas redes sociais por mexer com os insetos quando uma delas “revidou” e acertou seu olho.

Nas imagens, Pratt aparece inicialmente usando óculos de sol. Depois, retira o acessório, mostra a pálpebra inchada e narra o episódio nada doce. “Então, eu tenho seguido essa senhora das abelhas no Instagram. Ela é tão legal e corajosa que vai nas colmeias e diz: ‘Elas estão muito calmas hoje. Vou usar minhas próprias mãos para vasculhar e procurar a abelha rainha’”, diz o ator ao se referir a apicultura e influenciadora Erika Thompson.

Chris contou que sentiu uma falsa sensação de segurança ao assistir os vídeos da influenciadora e pensou que também podia tocar nas abelhas. Ele revelou ainda que foi alertado por um homem que estava próximo e respondeu que aquelas abelhas “pareciam calmas”.

“E eu apenas olhei para as abelhas e então uma delas saiu e me picou no globo ocular. Então, de qualquer maneira F*da-se aquela senhora das abelhas”, desabafou o astro, ao retirar os óculos escuros.

“Espere, então você agora vai ser encanador e apicultor?! Se você deixar as abelhas para mim e outros profissionais, pode se concentrar em salvar a princesa”, reagiu Érika Thompson, fazendo referência à atuação de Chris Pratt no filme Super Mario Bros.

 

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação compartilhada por Chris Pratt (@prattprattpratt)

O risco

As picadas de abelha podem trazer consequências graves à saúde, especialmente se a pessoa atingida for alérgica ao inseto. Neste caso, a reação pode até mesmo levar à morte. Caso a pessoa não seja alérgica, apenas cuidados com o local da picada podem resolver, como colocar gelo e retirar o ferrão. No entanto, é recomendado buscar orientação médica para evitar maiores complicações. 

Nubia Vanessa, médica oftalmologista do Hospital de Olhos (CBV), alerta que os ataques de abelhas podem afetar várias partes dos olhos, incluindo o globo ocular, a córnea, e a esclerótica – parte branca do olho – e recomenda que, em caso de um acidente parecido com o do ator, o paciente procure um médico e não tente retirar o ferrão sozinho. “Se não souber fazer adequadamente, pode piorar”.

“Em qualquer acidente com abelhas, o paciente deve evitar coçar, pois, se o ferrão ficou na região, ao coçar você pode fazer o ferrão adentrar mais. Não tentar retirar para não piorar. Se for o caso, o paciente pode fazer uma compressa com gelo para diminuir a coceira, mas o ideal é procurar um médico imediatamente”, alerta.

Segundo Juliana Lasneaux, médica oftalmologista do CBV, picadas de abelhas na pálpebra, além da reação alérgica, podem evoluir para uma infecção dos tecidos e, se o ferrão ficar na córnea, ela pode até derreter. Neste caso, seria necessário um transplante de córnea.

 

Matéria publicada em: Correio Braziliense

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support