De olho no verão! Dicas para cuidar da saúde ocular na estação

Especialista alerta para a importância de tomar algumas medidas que protegem os olhos. Confira

No verão, os raios solares UVA e UVB que são prejudiciais à saúde ocular, ficam mais intensos. Por isso, confira algumas dicas para se cuidar nesta estação

  • Para sua proteção, é muito importante utilizar óculos escuros com proteção UV sempre que ficar ao ar livre por mais tempo. 
  • Evite exposições prolongadas ao sol, pois sem o uso de proteção podem causar doenças como o pterígio (tecido fibrovascular que cresce sobre a córnea) e a longo prazo podem causar catarata e problemas na retina.
  • Cuidado com os olhos ao nadar. A água da piscina e do mar podem causar irritação levando a processos alérgicos e também infecções oculares por bactérias ou vírus, que podem ser graves e deixar sequelas. Não abra os olhos embaixo d’água. Use óculos de natação sempre que possível. Além de infecções, a água de piscina também causa alergias devido aos produtos químicos utilizados para o tratamento da água. Isto acontece inclusive em piscinas salinizadas.
  • Se você é usuário de lentes de contato, o cuidado deve ser redobrado. Nunca nade em piscina, mar ou lagoa com suas lentes pois o risco de infecções é maior ainda em usuários de lentes de contato.

Proteja-se e aproveite o verão!