Descubra por que os goleiros da Suíça usam óculos para treinar

Desde 2021, os goleiros da Suiça usam óculos que criam um efeito de câmera lenta. Equipamento ajuda a melhorar a visão da trajetória da bola

Os goleiros da Suíça, seleção adversária do Brasil na fase de grupos da Copa do Mundo, chamaram atenção por aparecer nos treinos com um acessório inusitado. Eles costumam usar óculos que criam um efeito de câmera lenta desde 2021. O item ajuda os atletas a melhorarem a visão periférica, o que é fundamental para a área em que atuam.

 

Os óculos são da empresa japonesa Visionup e, apesar de terem sido criados para  fins esportivos, podem ter mais finalidades.

De acordo com a oftalmologista Nubia Vanessa, “em alguns pacientes idosos e crianças, eles são usados experimentalmente para melhorar a visão de quem sofre de um quadro chamado de olhos cansados”, revela.

A expert alerta, porém, que alguns pacientes não podem fazer uso do equipamento, pois, ao invés de aprimorar sua performance, ele pode atrapalhar o desempenho.

 

Segundo Núbia, alguns dos efeitos adversos são dores de cabeça e prejuízo na visão.

A venda e o uso laboratorial dos óculos ainda não são autorizados no Brasil. O uso experimental, porém, já aponta para melhoras em alguns pacientes. “Convém lembrar que todo instrumento, órtese ou prótese, necessita de uma avaliação médica para saber se o paciente vai ser beneficiado ou não”, alerta.

Segundo a fabricante, os óculos são indicados para quem quer “recuperar ou manter habilidades de visão que diminuíram com o envelhecimento”. É importante sempre consultar um profissional qualificado.

Publicado em: Metrópoles

Abrir Chat no Whatsapp
CBV - Hospital de Olhos
Olá 👋
Vamos cuidar dos olhos? 👁️