Dia Nacional de Combate ao Glaucoma: Doença é a principal causadora de cegueira irreversível

Nesta quinta-feira (26), ocorre o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, doença causada pelo aumento da pressão intraocular. Dados de um estudo publicado em 2021 na revista eletrônica Arquivos Brasileiros de Oftalmologia, do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, mostram que o problema está entre as principais causas de baixa visão e cegueira no DF.

De acordo com o médico oftalmologista do CBV – Hospital de Olhos, Dr. Juscelino Kubitscheck, o glaucoma é o principal vilão da cegueira irreversível. Além disso, 90% dos pacientes não sabem que possuem a doença. Segundo o médico, hereditariedade, idade avançada e diabetes estão entre os fatores de risco.

Kubitschek ressalta ainda a importância das consultas frequentes. “60 a 80% dos casos de cegueira são evitáveis. E o ideal é sempre consultar o seu oftalmologista pelo menos uma vez ao ano para testar a visão e identificar precocemente alterações estruturais ou funcionais que possam evoluir para a perda visual”, alerta o especialista.

Juscelino explica que essas doenças são silenciosas e o paciente sozinho não é capaz de perceber as alterações. E, além das consultas frequentes com especialistas, o médico oftalmologista destaca alguns cuidados que é preciso ter com a visão.

Confira:

– Evite coçar os olhos

– Não use colírios sem indicação médica

– Evite a exposição prolongada e sem pausa à aparelhos eletrônicos

– Tenha uma alimentação saudável, fugindo do consumo excessivo de álcool e outras drogas

– Use sempre óculos de sol com proteção UV

Matéria publicada em:

Times Brasília

Saúde Brasília

Lago Sul

Tudo sobre tudo online

Jornal de Brasília