Dr. Durval Carvalho Jr. recebe prêmio do Congresso Mundial de Catarata e Cirurgia Refrativa

Dr. Durval Carvalho Jr., cirurgião do CBV, recebeu o maior prêmio do Congresso Mundial de Catarata e Cirurgia Refrativa (WWCRS) na categoria Best of the Best em Vídeos Científicos, na qual concorreram especialistas do mundo inteiro. A técnica – Piercing Flanged Technique -, apresentada por ele, é inovadora e representa um grande avanço para a cirurgia de catarata.

– Para mim, foi uma grande vitória. Desde o início da minha carreira, quando comecei a atuar na Oftalmologia, fui envolvido por essa saudável competição – de participar de premiações -, que, na verdade, é um estímulo para que os especialistas criem novas técnicas para cirurgias de catarata e refrativa. É sempre bom o reconhecimento profissional e saber que a sua técnica poderá ajudar muitos pacientes – ressaltou Dr. Durval Carvalho Jr..

Segundo o premiado, o objetivo do festival de vídeos é mostrar para os cirurgiões técnicas que vão fazer a diferença e ser úteis para o trabalho do especialista e, por consequência, vão mudar o resultado e as condições oculares dos pacientes.

– Concorreram muitos cirurgiões e sabemos que há renomados cirurgiões em todo mundo, que apresentaram muitas novidades. Mas, tínhamos um problema sério aqui nas nossas cirurgias, que era o paciente que não tinha suporte de cápsula para o implante da lente intraocular em alguns casos mais complicados, de tal maneira que não havia como fixar a lente. Então, o que ocorria é que o paciente precisava ter a sua lente substituída. O problema só era constatado na hora, no ato cirúrgico, e era um grande temor dos cirurgiões de catarata – relatou.

Imagina, continuou Dr. Durval, está tudo programado para colocar uma lente multifocal, o paciente cria uma expectativa para colocar esse tipo de lente e não ficar tão dependente dos óculos e, na hora da cirurgia, simplesmente o cirurgião tem que desistir dessa opção, sendo obrigado a colocar outra lente e não a que era a desejada pelo paciente. Isso era um transtorno muito grande. A técnica – Piercing Flanged Technique – foi criada justamente para possibilitar a fixação de qualquer tipo de lente premium, seja multifocal, tórica. Acredito que a técnica será ótima para o trabalho de muitos cirurgiões e também vai ajudar os pacientes.

– O CBV proporcionou grande parte da realização dessa técnica, pois foi no centro cirúrgico do hospital que eu pude criá-la, com toda a estrutura de equipamentos e materiais solicitados. Todas as minhas requisições foram atendidas pelo CBV, nunca deixaram de oferecer o que foi pedido. A infraestrutura do hospital ajudou muito na criação da nova técnica – enfatizou.