Oftalmopediatria

Você sabe qual o momento exato para o check-up dos pequenos?

Para assegurar o sucesso no processo de aprendizado infantil, é fundamental realizar uma avaliação detalhada da saúde do seu filho no retorno às aulas. Isso possibilita monitorar de perto a saúde ocular das crianças, prevenindo o desenvolvimento ou agravamento de possíveis condições, e assegurando um aprendizado claro e sem limites.

Artboard 1

As Principais Vantagens Incluem:

Prevenção

Quando se fala de doenças nos olhos, o diagnóstico precoce é essencial, pois em estágio avançado, algumas patologias podem evoluir e até mesmo levar à cegueira.

Diagnóstico Preciso

Algumas patologias silenciosas podem comprometer seriamente a visão, como as altas taxas de açúcar no sangue e os elevados níveis da pressão arterial. Por isso, o check-up oftalmológico também contribui para o diagnóstico preciso.

Rápida Recuperação

Os tratamentos oftalmológicos ajudam as pessoas a terem mais qualidade de vida. A medicina tem avançado muito e os tratamentos oftalmológicos estão cada vez mais rápidos, menos invasivos e mais eficientes. Por isso, quanto antes é identificado o problema, mais rápida será seu tratamento e recuperação, facilitando seu retorno as atividades normais.

Importância do check-up

Em geral, é recomendado fazer visitas anuais ao oftalmologista. Ele avaliará a existência de problemas refracionais e comuns de vista, que podem ser uma barreira no desempenho escolar e na alfabetização. Dependendo da necessidade e dos resultados dos exames de cada paciente, as voltas ao oftalmologista podem ser mais frequentes.

Quais são os principais exames realizados durante o check-up oftalmológico infantil

Volta-às-aulas_Feed-3

Durante a consulta, o oftalmologista pode verificar a presença de uma série de doenças ou condições que, quando não detectadas precocemente, podem não só prejudicar o desempenho escolar das crianças, como evoluir para problemas mais sérios. Por isso, esse momento é tão importante.

Em geral, o check-up é composto por uma série de exames indolores. Como a avaliação externa dos olhos e das pupilas, testes de acuidade visual e motilidade ocular (que avalia a musculatura e o alinhamento dos olhos). Normalmente, a criança sente no máximo um incômodo causado pelo uso de colírios.

Exames complementares podem ser necessários dependendo de cada caso ou da idade da criança.

Dica do Especialista

Quais os cuidados devem ser tomados com a visão?

Para manter uma saúde ocular é crucial adotar práticas preventivas e cuidados constantes. Evite esfregar ou coçar os olhos, assim como tocar neles sem lavar as mãos, prevenindo irritações e infecções. O uso consciente de óculos, seja de grau ou de sol, é essencial; nunca compartilhe óculos de grau e assegure-se de que seus óculos de sol ofereçam proteção adequada contra os raios UV. O uso indiscriminado de pomadas e colírios pode ser prejudicial, portanto, consulte sempre um oftalmologista antes de utilizá-los. Olhar diretamente para o sol é perigoso e pode causar danos irreversíveis, assim como períodos prolongados com os olhos fixos em telas de computador ou celular, especialmente para as crianças. Adote hábitos positivos, garanta ambientes de leitura e estudo bem iluminados. Ao nadar ou praticar esportes, proteja seus olhos com óculos apropriados. Limpe e armazene óculos e lentes de contato conforme as recomendações para garantir sua eficácia. Além disso, não negligencie as consultas regulares ao oftalmologista, elas são fundamentais para a manutenção da saúde visual a longo prazo. Cultivar esses cuidados simples pode preservar a qualidade da visão e prevenir problemas oculares no futuro.

Drª Isabela Porto

Para manter a saúde dos olhos sempre em dia é importante tomar vários cuidados.

Assista ao vídeo com as dicas da especialista!