Tratamento para olheiras feito por Gretchen pode causar cegueira: médica contraindica

Para eliminar as manchas escuras debaixo dos olhos, a cantora Gretchen apostou em um tratamento inovador para “apagar” as olheiras: tatuagem com pigmentação clara.

Apesar de promissora, a técnica pode oferecer sérios riscos a quem se submete a ela, que vão desde reações alérgicas à perda definitiva da visão.

Tatuagem para disfarçar olheiras. Como é feita?

A tatuadora Jessica Magalhães, que realiza o procedimento na clínica Goa, no Rio de Janeiro, diz que o objetivo é camuflar as marcas com tinta cor da pele, criando um efeito homogêneo na região.

Ainda segundo ela, não é necessário o uso de anestésicos, pois o procedimento é quase indolor. Os resultados começam a aparecer em torno de 5 dias após a sessão, quando o local desincha. 

“Para saber o número de sessões ideais, é preciso que a pessoa vá ao especialista para avaliação, pois geralmente há necessidade de um novo retoque após 30 dias”, afirma Jessica. 

Riscos: médica contraindica

A dermatologista Tatiana Gabbi, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, alerta que, embora os resultados possam ser satisfatórios em um primeiro momento, a tatuagem para camuflar olheiras pode danificar estruturas nobres da região, pois abaixo da pele da olheira existem diversos vasos sanguíneos, bem como o globo ocular.

“Há o perigo de cegueira, como em qualquer técnica feita na região e com substâncias particuladas, caso da pigmentação da tatuagem”, fala a especialista. “Pode haver comprometimento de alguma artéria terminal, o que leva ao quadro de perda de visão ou lesão mais séria.”

Há ainda o risco de alergia por conta das substâncias da pigmentação, ou até mesmo alteração de coloração ao longo do tempo, já que a cor da pele muda com efeito do tempo, sol, etc. “E pode até mesmo destacar as olheiras, que a pessoa antes queria esconder”, afirma a dermatologista.

Outro ponto negativo, segundo a profissional, é a impossibilidade de se submeter a tratamentos estéticos consagrados no mercado, como o laser, após fazer uma tatuagem nas olheiras.

“Como o pigmento de tatuagem é muito forte e depositado em camadas profundas da pele, são poucos os equipamentos de laser que conseguem retirá-lo, dificultando, assim, possíveis tratamentos para correção do problema”, alerta.

Micropigmentação também tem riscos

Segundo Tatiana, a micropigmentação, método menos invasivo do que a tatuagem, mas que funciona de forma similar, também apresenta esse tipo de risco, pois pode causar alergias e alteração da cor da pele.

Procedimentos para amenizar olheiras

A especialista explica que apenas uma consulta com um dermatologista pode determinar a causa da olheira – que vai desde noites mal dormidas até fatores genéticos – e a partir daí elege-se o tratamento mais eficaz para o caso.

“Atualmente temos diversos tratamentos consagrados para essa região, que amenizam manchas arroxeadas abaixo dos olhos com sucesso”, diz Tatiana.

Segundo ela, cremes para passar em casa, lasers, preenchimento e cirurgia ainda são os tratamentos mais seguros e eficazes.

“Se for o caso, é melhor optar por uma combinação de tratamentos”, finaliza.

Fonte: https://www.vix.com/pt/entretenimento/597095/magic-kingdom-park-e-epcot-encante-se-com-a-magia-desses-dois-parques-disney?utm_source=next_article

A matéria também pode ser vista no Site Metrópoles: https://www.metropoles.com/vida-e-estilo/beleza/camuflar-as-olheiras-com-tatuagem-pode-levar-a-cegueira-alerta-medica

Abrir Chat no Whatsapp
CBV - Hospital de Olhos
Olá 👋
Vamos cuidar dos olhos? 👁️